A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Perturbações Cognitivas na Sala de Aula e Estratégias para lidar – #Viseu – 13 e 14 de JULHO

13 Julho @ 18:30 - 14 Julho @ 19:00

€199
CartazPerturbações_Junho
CURSO
199

199Eur 

12h Presenciais

OFERTA: Voucher no valor de 30€ para inscritos(as) no XIII Congresso de Neurociências e Educação Especial (25 e 26 de maio) a descontar no valor da inscrição

a formação terá início em:
Days
:
Hours
:
Minutes
:
Seconds

COMO PROCEDER

BADGE-PSICO-NUN-1.png
LEIA TODAS AS INFORMAÇÕES...

BADGE-PSICO-NUN-2.png
CLIQUE NO ICON INSCREVER-ME NESTE CURSO...

CARGA HORÁRIA

  • horas Presenciais

TESTEMUNHOS

Congresso fantástico. Foram dois dias de muitas emoções, de partilha e acima de tudo de aprendizagem. Obrigada Psicosoma!

Diana SoaresParticipante XI Cong. Neurociência (VISEU)
Diana Soares

Fiquei imensamente satisfeito com a formação PSICOSOMA... uma ótima relação custo benefício... Uma equipa motivada e bastante preparada.

Luciano MilaniFormando FPIF Porto
Luciano Milani

PORQUÊ INSCREVER-ME NA PSICOSOMA

1FUNDAMENTAÇÃO

O estudo da aprendizagem une a Educação e a Neurociência. A Neurociência, pelo seu lado investiga os processos pelos quais o cérebro aprende e relembra, o foco tem sido na capacidade de aprendizagem e memória a uma grande variedade
de níveis. Compreender os mecanismos que estão por detrás da capacidade neuronal de comunicação através da sinapse é importante para compreendermos o processo de aprendizagem, mas também o é a examinação das funções de estruturas específicas do cérebro. Os neurónios transmitem informação via sinais elétricos, que passam de célula em célula acionando a descarga de neurotransmissores (mensageiros químicos).

É hoje possível estudar os efeitos de varias medicações no funcionamento cognitivo, por exemplo o metilfenidato (Ritalina®), uma medicação frequentemente prescrita para crianças com PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção), revelou-se eficaz no melhoramento do reconhecimento de estímulos atencionais, auditivos e visuais (Seifert etal.,2003). Estudos com o recurso a neuroimagem (fMRI) também oferecem o potencial de estudar os efeitos de diferentes dietas, aditivos e potenciais toxinas na performance cognitiva.
A neurociência dá agora os primeiros passos na descoberta do ensino e a sua adequação ao funcionamento cerebral.

2DESTINATÁRIOS

– Psicologos e estudantes de Psicologia

– Professores

– Técnicos de Educação Especial e Reabilitação

– Outros ligados à área das Neurociências e Educação ou interessados na área

3FICHA TÉCNICA DO CURSO

Objetivos Gerais:

  • Desenvolver um espírito crítico face ao tema;
  • Analisar os diferentes conceitos à luz da neurociencia e compreender a sua aplicação em contextos específicos;
  • Promover o contacto com casos práticos, capazes de articular conceitos e prática.

Objetivos Especificos:

  • Identificar as competências parentais no processo de Ensino-aprendizagem
  • Aquisição de estratégias de como estimular o Alto Rendimento Académico
  • Compreender as diferentes Estratégias para intervenção em crianças com Dificuldades de Aprendizagem

Metodologia de ensino:

O programa adotará, predominantemente, uma metodologia ativa, partindo da exploração de situações reais e aplicando exercícios práticos e simulações, aos contextos vivenciados pelos participantes.

O curso irá decorrer num formato presencial, visando dois tópicos de conteúdos mais teóricos e de enquadramento, com cruzamento de cases reais, num todo de 12horas. Visando durante 4horas em formato laboratório criar situações-problemas, explorar pontos de vista e experimentar técnicas e ferramentas

Certificado:

O cumprimento com sucesso dos objetivos pedagógicos propostos na formação será comprovado através da emissão de:

Um certificado de Formação Profissional emitido pela SIGO

4FORMADOR

Renato Paiva

Dr. Renato Paiva

Formação:

Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Setúbal; Mestre em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro.

Experiência Profissional:

Diretor da Clínica da Educação
Diretor da Academia wowstudy
Tem uma vasta experiência como formador de professores, como consultor pedagógico e no apoio terapêutico-pedagógico às dificuldades de aprendizagem e na área da orientação escolar para pais e alunos.
O autor exerce também coaching pedagógico de alto rendimento escolar. Entre 2003 e 2006, colaborou com as Escolas Superiores de Educação de Lisboa e Setúbal na formação de professores.
Desde 2007 que é consultor pedagógico de vários estabelecimentos de ensino. Colabora regularmente com a imprensa onde escreve artigos para as revistas Pais e Filhos, Mãe Ideal, Bebé D’Hoje, Super Bebés, Coisas de Criança, Mais Educativa, Zen Energy.
É frequentemente convidado em programas de televisão e rádio para abordar temas relacionados com Educação.

Publicações:

2007, SOS Tenho de Passar de Ano

2012, Ensina o Teu Filho a Estudar

2014, O segredo para alcançar sucesso na escola

2017, Queridos Pais, odeio-vos

2018, Desenvolva as inteligências do seu filho

5REGIME E FORMATO DA FORMAÇÃO- CRONOGRAMA

12h presenciais

13 de Julho: 18:30h às 22:30h
14 de Julho: 10h às 19h

6ACREDITAÇÕES

A PsicoSoma é uma entidade formativa certificada pela DGERT.

A PsicoSoma tem o seu cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning homologado pelo IEFP.

iefpdgert

7CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • AS COMPETÊNCIAS PARENTAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
    Educar e instruir são a mesma coisa?
  • O QUE É ESTIMULAR O ALTO RENDIMENTO ACADÉMICO?
    A pedagogia ativa versus a pedagogia passiva 7
  • NEUROEDUCAÇÃO NA PRÁTICA LETIVA
    Diferentes formas de aprender
  • ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO COGNITVA
  • ESTRATÉGIAS DE PEDAGOGIA ATIVA
  • ESTRATÉGIAS NA INTERVENÇÃO COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

8NOTAS IMPORTANTES

Métodos de Pagamento:

  • – O pagamento da formação no valor de 199Eur deverá ser efetuado antes da ação iniciar, assim que solicitado pela Entidade PsicoSoma
  • – Este pode ser feito por cheque à ordem da PsicoSoma, em numerário, cheque ou por transferência bancária IBAN – PT50 0018.000312823613020.24 (Banco Santander Totta).
  • – O pagamento apenas deverá ser realizado após solicitação da PsicoSoma via email.
  • – Os documentos solicitados bem como o comprovativo de pagamento deverão ser enviados via email após solicitação da PsicoSoma.

Considerações Importantes:

1) A data limite das fases de candidatura poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
2) Na contingência de não atingir o número mínimo de participantes, a formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela Entidade PsicoSoma Lda.
3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução dos valores pagos quando a mesma for comunicada até 10 dias antes da data agendada para o início da formação (sendo deduzido o valor de 1.50€ correspondente a encargos financeiros). Da alínea anterior excluem-se as formações “confirmadas“. Se o candidato desistir depois da formação ser dada como confirmada, não haverá lugar à restituição dos valores pagos.
4) Caso a candidatura não seja selecionada fica salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela PsicoSoma.
5) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma localidade.
6) As datas de formação são suscetíveis a alterações por imprevistos de força maior.
7) Informações mais detalhadas em regulamento e termos e anexos

ALGUNS DOS NOSSOS FORMADORES

para mais informações e atualizações

Organizador

PSICOSOMA
Telefone:
+351 232431060
Email:
viseu@psicosoma.pt
Site:
http://psicosoma.pt/

Local

PsicoSoma Viseu
Rua Miguel Bombarda, nº36
Viseu, Viseu 3500 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
232 431 060
Site:
www.psicosoma.pt
Help-Desk