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Estratégias de Intervenção na Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção(PHDA)- Viseu 27 e 28 de Outubro

27 Out @ 8:00 - 28 Out @ 17:00

€199
EstrategiasIntervençãoPHDA
CURSO
199

199Eur 

12h Presenciais

a formação terá início em:
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COMO PROCEDER

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CARGA HORÁRIA

  • horas Presenciais

TESTEMUNHOS

Com as ferramentas de estudo mais atuais e necessárias e com professores muito competentes e motivadores, foi uma experiência muito enriquecedora não só a nível profissional mas também a título pessoal.

Ana Carolina MartinsAluna da 6ª Pós Graduação Neuromarketing Lisboa
Ana Carolina Martins

Congresso fantástico. Foram dois dias de muitas emoções, de partilha e acima de tudo de aprendizagem. Obrigada Psicosoma!

Diana SoaresParticipante XI Cong. Neurociência (VISEU)
Diana Soares

Fiquei imensamente satisfeito com a formação PSICOSOMA... uma ótima relação custo benefício... Uma equipa motivada e bastante preparada.

Luciano MilaniFormando FPIF Porto
Luciano Milani

PORQUÊ INSCREVER-ME NA PSICOSOMA

1FUNDAMENTAÇÃO

A Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção (PHDA) é das perturbações da infância e da adolescência mais frequentes em contexto escolar. O número de alunos medicados para controlarem o comportamento em período escolar tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Os alunos com PHDA exibem um conjunto significativo de comportamentos de desatenção, agitação motora e impulsividade, que condicionam significativamente o seu desempenho escolar e interferem nas atividades em contexto de sala de aula. Deste modo, esta ação procura desenvolver nos docentes a capacidade para reconhecer/identificar as principais características sintomatológicas da PHDA que permita uma mais rápida identificação destes alunos e, consequentemente, a possibilidade de implementação de estratégias pedagógicas e psicoeducativas para um maior ajustamento comportamental e na aprendizagem.

2DESTINATÁRIOS

– Psicologos e estudantes de Psicologia

– Professores

– Técnicos de Educação Especial e Reabilitação

– Outros ligados à área das Neurociências e Educação ou interessados na área

3FICHA TÉCNICA DO CURSO

Objetivos Gerais:

Identificar os comportamentos disruptivos apresentados pelas crianças com PHDA
Identificar os perfis neuropsicológicos subjacentes às crianças com PHDA .

Objetivos Especificos:

  • Identificar as Principais características das crianças com PHDA e o impacto nos vários contextos
  • Identificar os Critérios de diagnóstico (DSM-IV-TR e CID-10) e subtipos de PHDA
  • Identificar a prevalência, Comorbilidades e Etiologia associadas à PHDA
  • Analisar Medidas educativas especiais e sua aplicabilidade
  • Identificar a Intervenção Terapêutica Multimodal (Terapêutica e Psicossocial)

Metodologia de ensino:

O programa adotará, predominantemente, uma metodologia ativa, partindo da exploração de situações reais e aplicando exercícios práticos e simulações, aos contextos vivenciados pelos participantes.

O curso irá decorrer num formato presencial, visando dois tópicos de conteúdos mais teóricos e de enquadramento, com cruzamento de cases reais, num todo de 12horas.

Formadores:

Dr.º Octávio Moura

Formação & Experiência Profissional:

  • Psicólogo. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos (OPP) – Cédula Profissional de Psicólogo n.º 25. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista Avançado em Neuropsicologia reconhecidas pelo Colégio de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da OPP. Especialista emPsicologia da Educação e Especialista Avançado em Necessidades Educativas Especiais reconhecidas pelo Colégio de Especialidade de Psicologia da Educação da OPP.
  • Doutorado em Neuropsicologia (PhD) na FPCE da Universidade de Coimbra (Tese de Doutoramento em: “Avaliação Neuropsicológica na Dislexia de Desenvolvimento“). Mestre em Psicologia (MSc) na FPCE da Universidade do Porto, na área da Consulta Psicológica Familiar (Tese de Mestrado em: “A Vinculação aos Pais e Relações Familiares na Adolescência“, em 2005). Licenciatura em Psicologia (em 2000).
  • Investigador científico, sendo membro do grupo de investigação Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment (N2CA) do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC ) da FPCE da Universidade de Coimbra. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP) da FPCE da Universidade de Coimbra. Membro do grupo European Literacy Network – ELN (European Cooperation in Science and Technology). Ex-membro da equipa de investigação do Centro de Psicologia da Universidade do Porto.
  • Co-autor da primeira bateria Portuguesa de avaliação neuropsicológica de crianças e jovens: BANC – Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra. A BANC permite recolher informação sobre várias funções neurocognitivas (Orientação, Memória, Atenção/Funções Executivas, Linguagem, Motricidade e Lateralidade), sendo constituída por 15 testes: Orientação, Reconhecimento de Faces, Nomeação Rápida (Cores, Dígitos, Formas e Cores), Fluência Verbal (Semântica e Fonémica), Memória de Histórias, Torre, Cancelamento (2 e 3 Sinais), Figura Complexa de Rey, Compreensão de Instruções, Consciência Fonológica (Eliminação e Substituição), Lista de Palavras, Trilhas (Parte A e Parte B), Tabuleiro de Corsi e Tabuleiro de Motricidade (para mais informações ver aqui).
  • Autor de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais de reconhecido prestígio, por exemplo no Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, no Archives of Clinical Neuropsychology, no The Clinical Neuropsychologist, na Applied Neuropsychology, na Dyslexia, na Personality and Individual Differences, no International Journal of Testing, na Análise Psicológica, entre várias outras. Participação em diversos congressos nacionais e internacionais. Ver as minhas publicações científicas.
  • Revisor científico em importantes revistas científicas nacionais e internacionais, por exemplo: nas revistas Applied Neuropsychology: Adult e  Applied Neuropsychology: Child (publicações da American Board of Professional Neuropsychology), na revista Journal of Learning Disabilities (publicação da Hammill Institute on Disabilities), na revista Dyslexia (publicação da British Dyslexia Association), na revista Developmental Neurorehabilitation, na revista Biomedical and Environmental Sciences, na revista European Review of Applied Psychology, na revista International Journal of Testing (publicação da International Test Commission), na revista Psychology & Neuroscience (publicação da APA – American Psychological Association e do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento), na revista Folia Phoniatrica et Logopaedica (publicação da Karger – Medical and Scientific Publishers), na revista Psychologica e na Revista Portuguesa de Pedagogia (publicações da Universidade de Coimbra). Editor Associado da Revista Electrónica de Psicologia, Educação e Saúde.
  • Docente no Departamento de Formação Permanente do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) sendo o responsável e o docente exclusivo do curso de Dislexia: Avaliação e Intervenção e do curso de Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação Psicológica em Crianças. Docente do curso de Neuropsicologia da Criança e do Adolescente (no módulo “Dificuldades de Aprendizagem numa perspetiva Neuropsicológica”. Outros docentes do curso: Vítor da Fonseca, Góis Horácio, Pedro Cabral, Ana Paula Silva, Isabel Almeida e Patrícia Santos).
  • Docente no Instituto CRIAP sendo o responsável e o docente exclusivo pelo Curso Avançado em Dislexia e pelo Curso Avançado em Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção Psicológica. Docente em módulos da Pós-Graduação em Neuropsicologia de Intervenção e da Pós-Graduação em Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto. Coordenador Científico da Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional, da Pós-Graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar e da Especialização em Neuropsicologia Infantil.
  • Docente na Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, no módulo Avaliação Cognitiva em Crianças (subárea Dificuldades de Aprendizagem), realizada na MindCenter (Porto). Coordenação Científica: Miguel Ricou. Outros Docentes: Leandro de Almeida, Mário R. Simões, Maria João Seabra Santos, Rosa Novo, Abel Pires, Rui Abrunhosa Gonçalves, Madalena Alarcão, Isabel Soares, Maria do Céu Taveira, Lígia Mexia Leitão, entre outros.
  • Especialista nas áreas da Dislexia, Perturbação da Aprendizagem Específica, Dificuldades de Aprendizagem, Alterações do Comportamento e Avaliação Psicológica e Neuropsicológica. Áreas de interesse: (1) Dislexia; (2) Hiperatividade com Défice de Atenção e outras Perturbações Disruptivas do Comportamento; (3) Perturbação da Aprendizagem Específica e outras Dificuldades de Aprendizagem; (4) Neuropsicologia; (5) Avaliação Psicológica; (6) Psicologia do Desenvolvimento.
  • A nível clínico trabalha na Consulta de Avaliação e Intervenção Psicológica de Crianças e Jovens, em particular nas áreas da Dislexia, Perturbação da Aprendizagem Específica, Dificuldades de Aprendizagem, Hiperatividade e Défice de Atenção, Problemas de Comportamento, Perturbações do Neurodesenvolvimento, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Orientação Vocacional, entre outros (ver CONSULTAS).
  • Psicólogo Credenciado pela DREN (Direção Regional de Educação do Norte – Ministério da Educação) para efeitos de Avaliação Psicopedagógica e Entrada Antecipada.
  • Uma vasta experiência formativa, tendo sido docente/formador de centenas de Psicólogos e outros técnicos da saúde e educação (Professores, Educadores, Terapeutas da Fala, Médicos, etc.) nas áreas da Dislexia, Hiperatividade com Défice de Atenção, neuropsicologia e noutras áreas psicológicas. Formador com Certificado de Formação Contínua de Professores (CCPFC) e com Certificado de Aptidão Profissional (CAP) pelo IEFP. Experiência formativa com centenas de formações, palestras e comunicações ministradas. Algumas das temáticas dos cursos de formação: Dislexia; Avaliação e Intervenção na Dislexia; Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem; Hiperatividade com Défice de Atenção, Perturbações Disruptivas do Comportamento; Orientação Escolar e Profissional; SPSS – Análise Estatística; Avaliação de Aptidões Específicas; Neuropsicologia na Educação Especial, Neuropsicologia da Criança e do Adolescente, Avaliação Psicológica, entre muitas outras. Formador em cursos de formação financiada (Saúde XXI, POEFDS, etc.) e não financiada, em instituições de ensino superior, escolas básicas e secundárias, hospitais, Ministério da Saúde, gabinetes e clínicas, institutos e centros de formação, entre outros.

 

Certificado:

O cumprimento com sucesso dos objetivos pedagógicos propostos na formação será comprovado através da emissão de:

Um certificado de Formação Profissional emitido pela SIGO

4REGIME E FORMATO DA FORMAÇÃO- CRONOGRAMA

12h presenciais

27 de Outubro: 18:30h às 22:30h
28 de Outubro: 10h às 19h

5ACREDITAÇÕES

A PsicoSoma é uma entidade formativa certificada pela DGERT.

A PsicoSoma tem o seu cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning homologado pelo IEFP.

iefpdgert

6CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção (PHDA)

Perspetiva histórica e evolução do conceito

Definição

Critérios de diagnóstico (DSM-IV-TR e CID-10) e subtipos de PHDA

Prevalência

Comorbilidades

Etiologia

Impacto nos vários contextos

Principais características das crianças com PHDA

2. Intervenção Terapêutica Multimodal

Intervenção farmacológica

Intervenção psicossocial

Medidas educativas especiais e sua aplicabilidade

7NOTAS IMPORTANTES

Métodos de Pagamento:

  • – O pagamento da formação no valor de 199Eur deverá ser efetuado antes da ação iniciar, assim que solicitado pela Entidade PsicoSoma
  • – Este pode ser feito por cheque à ordem da PsicoSoma, em numerário, cheque ou por transferência bancária IBAN – PT50 0018.000312823613020.24 (Banco Santander Totta).
  • – O pagamento apenas deverá ser realizado após solicitação da PsicoSoma via email.
  • – Os documentos solicitados bem como o comprovativo de pagamento deverão ser enviados via email após solicitação da PsicoSoma.

Considerações Importantes:

1) A data limite das fases de candidatura poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
2) Na contingência de não atingir o número mínimo de participantes, a formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela Entidade PsicoSoma Lda.
3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução dos valores pagos quando a mesma for comunicada até 10 dias antes da data agendada para o início da formação (Sendo deduzido o valor de 1.50€ correspondente a encargos financeiros.Da alínea anterior excluem-se as formações “confirmadas“. Se o candidato desistir depois da formação ser dada como confirmada, não haverá lugar à restituição dos valores pagos.
4) Caso a candidatura não seja selecionada fica salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pela PsicoSoma.
5) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma localidade.
6) As datas de formação são suscetíveis a alterações por imprevistos de força maior.
7) Informações mais detalhadas em regulamento e termos e anexos

8INSCRIÇÕES

Para reservar a sua inscrição deverá enviar um e-mail para formacao@psicosoma.pt
com os seguintes dados:
– Nome Completo
– Profissão
– E-mail
– Telemóvel

9TERMOS E CONDIÇÕES DA FORMAÇÃO PSICOSOMA

ALGUNS DOS NOSSOS FORMADORES

para mais informações e atualizações

Local

PsicoSoma Viseu
Rua Miguel Bombarda, nº36
Viseu, Viseu 3500 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
232 431 060
Site:
www.psicosoma.pt

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