De Formador a Facilitador

31 Outubro @ 8:00 - 31 Dezembro @ 17:00
A carregar Eventos
De Formador a Facilitador-01

Este evento começa em

INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E COMPETÊNCIAS

FORMAÇÃO PARA ESCOLAS PROFISSIONAIS

Visa-se assim transformar formadores em Facilitadores,
preparados para a Autonomia,
Imaginação e Persistência.

Carga Horária

  • horas Presenciais
  • horas Auto-Formação
  • horas Sessões Síncronas

Testemunhos

INFORMAÇÕES E COMO PROCEDER

  • O mundo não mudou, o mundo muda a cada segundo, e todos seguimos no mesmo barco, é fundamental acompanhar as inovações sociais, as mudanças comportamentais para adequar as melhores práticas pedagógicas.

    Cerca de 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas, deixando claro que a atualização constante é mais do que nunca indispensável.

    Atualmente, o mercado de trabalho pede aos jovens competências, identificando tal, esta formação visa ser um momento de reflexão, ruptura de posturas e adopção de novos comportamentos e práticas.
    Esta formação visa assim nortear os participantes para uma Educação e Formação 4.0, onde a velocidade e fusão serão os motores.

    Preparar conteúdos para qualquer lugar, assumir colegas e mentores, modular o conhecimento, personalizar a comunicação, apresentar flexibilidade e usabilidade serão indispensáveis no futuro.

    Visa-se assim transformar formadores em Facilitadores, preparados para a Autonomia, Imaginação e Persistência.

  • A formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática da formação profissional, nomeadamente:

    1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da formação profissional em Portugal;
    2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
    3. Reflectir sobre os sistemas de formação.

    Formato B-Learning (Blended Learning – Misto – Presencial, Distância e Auto-formação)

    29 horas Presenciais em Contexto Sala.
    57 horas Auto-Formação (dedicado a Leitura de Manuais Pedagógicos, Participação em Fóruns, Realização de Exercícios e Preparação de Autoscopias).
    4 horas Sessões Síncronas (1h para cada sessão, dedicada ao esclarecimento de dúvidas, exploração de temas e ainda estudos de caso).

  • MÓDULO 1. FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL

    Sub-módulo: 1.1. Formador: Contexto de Intervenção
    Sub-módulo 1.2. Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
    Sessão Presencial: 3h | Auto-Formação: 6h | Sessão Síncrona: 1h

    MÓDULO 2. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL**

    Sub-módulo 2.1 Preparação e Concretização das Simulações
    Sub-módulo 2.2. Análise e Projecto de Melhoria
    Sessão Presencial: 10h

    MODULO 6. RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA

    Sub-módulo 6.1. Exploração de Recursos Didáticos
    Sub-módulo 6.2. Construção de Apresentações Multimédia
    | Auto-Formação: 9h30min| Sessão Síncrona: 30min

    MÓDULO 7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM

    Sub-módulo 7.1. Plataformas: Finalidades e Funcionamento
    Sub-módulo 7.2. Comunidades Virtuais de Aprendizagem
    | Auto-Formação: 9h30min| Sessão Síncrona: 30min

    MÓDULO 3. COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO

    Sub-módulo 3.1. Comunicação e Comportamento Relacional
    Sub-módulo 3.2. Diversidade no Contexto de Formação
    Sessão Presencial: 1h30min| Auto-Formação: 8h |Sessão Síncrona: 30min

    MÓDULO 4. METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

    Sub-módulos 4.1. Métodos e Técnicas Pedagógicas
    Sub-módulo 4.2. Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
    Sessão Presencial: 1h30min| Auto-Formação: 8h |Sessão Síncrona: 30min

    MÓDULO 5. OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO

    Sub-módulo 5.1. Competências e Objectivos Operacionais
    Sub-módulo 5.2. Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
    Sessão Presencial: 3h | Auto-Formação: 7h |Sessão Síncrona: 30min 

    MÓDULO 8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGEM

    Sub-módulo 8.1. Avaliação Qualitativa e Quantitativa
    Sub-módulo 8.2. Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
     Auto-Formação: 9h30min | Sessão Síncrona: 30min 

    MÓDULO 9. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL**

    Sub-módulo 9.1. Preparação e Concretização das Simulações
    Sub-módulo 9.2. Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
    Sessão Presencial: 10h

    * Conteúdos assentes no Referencial do IEFP (2012) e conteúdos diferenciadores PsicoSoma
    ** Estes dois módulos podem ver a carga horária aumentar em resultado do número de participante (informação devidamente comunicada pela PsicoSoma de forma atempada).

  • Os participantes terão acesso a uma série de elementos que às nossas formações um carácter único

    • Sessões presenciais
    • Kit de Formação PsicoSoma
      (NoteBook, Caneta, Bloco de folhas)
    • Acesso à Plataforma ELearning PsicoSoma
    • Kit de Artigos Científicos e Documentários inerentes aos conteúdos da formação
    • 1 Certificado de Formação Profissional 
 validado pela SIGO.
  • A PsicoSoma é uma entidade formativa acreditada pela DGERT.

    A PsicoSoma tem o seu cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores B-Learning homologado pelo IEFP.

    A inscrição no curso implica a obrigação do registo e atualização de dados na plataforma NetForce do IEFP. Saiba mais AQUI

    dgertiefp

  • Para obter um orçamento pedimos que entre em contacto

    Julien Diogo
    viseu@psicosoma.pt
    232 431 060

    Consulte os termos e condições da Formação PsicoSoma

Descubra um pouco das nossas sessões.

Para mais informações e inscrições

Detalhes

Início:
31 Outubro @ 8:00
Fim:
31 Dezembro @ 17:00
Categoria de Evento:

Local

PsicoSoma Viseu
Rua Miguel Bombarda, nº36
Viseu, Viseu 3500 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
232 431 060
Site:
www.psicosoma.pt