20 %

Educação Pré-Escolar e Literacia Estatística

[product_subtitle]

14,90  11,92 

Restam apenas 89 em estoque!

CAMPANHA DE VERÃO – PRODUTO EM PROMOÇÃO
A promoção termina quando o temporizador terminar ou o stock chegar a 0(zero).

Sinopse

Este é um livro sobre literacia estatística que procura demonstrar que a estatística se encontra associada a todas as áreas do saber e que por isso faz parte do quotidiano, em particular, do quotidiano do jardim de infância, enriquecendo os projetos e sobretudo apoiando o desenvolvimento do raciocínio das crianças. O raciocínio é uma competência da mente, uma capacidade da pessoa, que lhe permite aprender disciplinas complexas ao longo da vida. No jardim de infância, o objetivo é, como sabemos, desenvolver atividades e projetos que promovam o desenvolvimento das competências das crianças. Não se trata portanto de ensinar pequenas unidades didáticas mas antes de abordar os temas ou conteúdos de tal forma que fortaleça as disposições, ou habits of mind necessários para aprender.

in Prefácio, Lúcia Santos – Fundação Bissaya Barreto

Em stock

Adicionar à Lista de Desejos
Adicionar à Lista de Desejos

Portes Grátis

Entrega Prioritária

Garantia do melhor preço

SOBRE
O LIVRO

Educação Pré-Escolar e Literacia Estatística

Sinopse
Este é um livro sobre literacia estatística que procura demonstrar que a estatística se encontra associada a todas as áreas do saber e que por isso faz parte do quotidiano, em particular, do quotidiano do jardim de infância, enriquecendo os projetos e sobretudo apoiando o desenvolvimento do raciocínio das crianças. O raciocínio é uma competência da mente, uma capacidade da pessoa, que lhe permite aprender disciplinas complexas ao longo da vida. No jardim de infância, o objetivo é, como sabemos, desenvolver atividades e projetos que promovam o desenvolvimento das competências das crianças. Não se trata portanto de ensinar pequenas unidades didáticas mas antes de abordar os temas ou conteúdos de tal forma que fortaleça as disposições, ou habits of mind necessários para aprender.
No primeiro capítulo, os autores clarificam o conceito de literacia estatística e aprofundam alguns conceitos relacionados com a disciplina e o seu cruzamento com a matemática. As ideias de co-construção do currículo, de criança investigadora e competente, de educador igualmente investigador e competente e de trabalho de projeto situam-nos na sua linha de pensamento pedagógico e estabelecem a relação com o contexto da educação pré-escolar numa visão integradora do currículo.
O segundo capítulo aprofunda o conceito de metodologia de projeto que apresenta através do relato de uma experiência prática de construção de uma planificação em teia. A narrativa ilustra clara e criteriosamente o modo como a planificação se vai construindo e reconstruindo e os conhecimentos são mobilizados, num percurso que ilustra as expetativas e necessidades das crianças quando crianças e adultos planificam  juntos o(s) novo(s) percurso(s) a seguir.
O terceiro capítulo centra-se numa imagem de educador como profissional reflexivo, conceito que ilustra com a frase de Paulo Freire “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (pág.133). Efetivamente, ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, “envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o o fazer e o pensar sobre o fazer (Freire, 1996, p. 22).
in Prefácio, Lúcia Santos - Fundação Bissaya Barreto
  ÍNDICE AGRADECIMENTOS PREFÁCIO NOTAS PRÉVIAS - INTRODUÇÃO PARTE I - GUIA DE LEITURA Educação Pré-Escolar: A relação entre o ambiente, a criança e o(a) adulto(a) O que se entende por literacia estatística Pensamento estatístico e raciocínio estatístico Matemática e estatística: diferenças e semelhanças A literacia estatística em contexto de Educação Pré-Escolar Práticas integradas na promoção da literacia estatística PARTE II - CORPO E PENSAMENTO EM AÇÃO Um relato em três fases Rede de conhecimentos: Aprendendo a aprender Planificação em teia: A construção diária da prática Metodologia de trabalho de projeto: Algumas considerações Fases do Projeto Fase I: Uma questão, um ponto de partida Escolha do tópico e planificação da ação Fase II: À procura das respostas à questão inicial As pesquisas, as partilhas e a construção do conhecimento Fase III: Um olhar sobre as aprendizagens O valor do que se aprendeu PARTE III - UM OLHAR REFLEXIVO Práticas reflexivas: pensar o amanhã, o agora e o depois O conhecimento do(a) educador(a): um ato reflexivo que suporta as práticas educativas O conhecimento do(a) educador(a): um constructo em constante construção SOBRE OS AUTORES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Opinião dos leitores

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Educação Pré-Escolar e Literacia Estatística”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DETALHES DO PRODUTO

Peso0.3 kg
ISBN:

Edição:

Local/ Ano:

Páginas:

Idioma:

Dimensões:

Encardenação:

Autor

Fernando Martins

Licenciatura em Matemática Ensino, Mestrado em Matemática e Doutoramento em Matemática na Universidade da Beira Interior. Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra, e Diretor do curso de Educação Básica na mesma instituição. Investigador e Coordenador Científico do grupo de Matemática Aplicada no Instituto de Telecomunicações, Delegação da Covilhã e coautor da Coleção Sports Performance and Exercise da Springer Plus Journal.

   
Fernando Martins

Seja um Autor PsicoSoma!

Com mais de 50 títulos técnicos editados, a sua obra pode fazer parte de um leque de referência a nível nacional!

compre também

Esclerose Múltipla

19,90  15,92 

Psicomotricidade

19,90  15,92 

PSICOSOMA

OFERTA LIMITADA

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Fechar Carrinho
Back to top