0(0)

Scrum Master

Descrição

Desenvolvimento do plano de competências para Scrum Masters

As metodologias ágeis são uma tendência crescente. Tendo começado no início do século a serem utilizadas no desenvolvimento de software, hoje são utilizadas em diversas organizações, na gestão dos mais diversos tipos de projectos.

A estrutura ágil mais conhecida e utilizada é a Scrum framework. O Scrum permite que equipas auto-organizadas se concentrem em fornecer o maior valor comercial no menor tempo possível, utilizando processos de desenvolvimento iterativos e empíricos. O objectivo é desenvolver rapidamente, inspecionar repetidamente o producto ou serviço, e adaptar às necessidades do cliente e/ou mercado.

O Scrum Master é responsável por promover e apoiar o Scrum, ajudando todos na organização a entender a teoria, práticas, regras e valores do Scrum. O Scrum Master é um servant leader da equipa Scrum, e ajuda as pessoas de fora da equipa Scrum a entender quais as interações com a equipa Scrum que são úteis e quais não são.

Em muitas organizações o papel do Scrum Master ainda não é totalmente compreendido, isto porque, no geral o seu Background está relacionado com a gestão de projectos.  No entanto para se ser um Scrum Master DE SUCESSO é preciso desenvolver competências diferentes das que são necessárias para se ser um gestor de projecto de TOPO. Enquanto que o gestor de projecto faz a gestão de recursos e tarefas para atingir um objectivo pré-definido, o Scrum Master tem que saber utilizar diversos “chapeus” na facilitação de eventos e processos de aprendizagem, no desenvolvimento dos membros da equipa (coach), na resolução de conflictos, na remoção de obstáculos, e na influência que exerce sobre toda a organização.

Assim, esta formação pretende ser diferenciadora, focando principalmente na criação de um plano
individual de desenvolvimento de competências (incluidno saber-estar), tendo em conta as
competências essenciais para se ser um Scrum Master de TOPO, e também os talentos naturais de
cada participante (utilizando princípios de strengths-based-coaching).

Destinatários: O Desenvolvimento do plano de competências para Scrum Masters, é um curso de especialização destinado a todos os Scrum Masters e gestores de projectos em transição para metodologia ágil.

Objetivos: Esta formação tem como objectivo geral o desenvolvimento de um plano individual de
desenvolvimento de competências de um Scrum Master de sucesso.

Estrutura Modular:

Módulo 1- Imersão ao tema (1 hora)

Módulo 2- Responsabilidades do Scrum Master (3 horas)

Módulo 3- As Competências Chave do Scrum Master (3 horas)

Módulo 4- Identificação de talentos naturais (4 horas)

Módulo 5- O Scrum Master como Servant Leader (4 horas)

Módulo 6- O Scrum Master como Coach (4 horas)

Módulo 7- O Scrum Master como Formador (4 horas)

Módulo 8- O Scrum Master como Facilitador (4 horas); O Scrum Master como Agente de Mudança (4 horas)

Módulo 9- O Scrum Master como Problem Solver (4 horas)

Módulo 10- O Plano de Desenvolvimento de Competências (5 horas)

Duração total: 40 horas

Todos os módulos serão divididos por sessões síncronas e assíncronas, com recurso a plataformas colaborativas  ZOOM e Moodle!

INÍCIO em SETEMBRO (data por definir)

Corpo Docente:

Trainer/leccionador; Marco Martins- Formado em Engenharia Eletrónica Industrial (Universidade do Minho), e Tecnologia Robótica (Cranfield University), tem um extensa experiência de trabalho em organizações de classe mundial, liderando equipas e projetos internacionais de inovação, do conceito à entrega final, nas áreas de electrónica automóvel (Chassis Eletronics, Powertrain Electronics, HMI), sistemas embebidos, semicondutores, sistemas de tecnologia educacional, e-Learning, Learning Management Systems e universidades corporativas virtuais.

Ao longo dos anos, desenvolveu e aplicou, com sucesso, princípios Agile na gestão de projectos e de equipas, quer no desenvolvimento de produtos, quer no desenvolvimento de serviços. Liderou diversas equipas como Agile Coach e Scrum Master. Também exerceu funções como Scrum Product Owner.

Possui certificações em coaching (International Coaching Community), Scrum (Scrum Master, Scrum Product Owner, e Agile Leadership), e formação (CCP). É Assistente Convidado no IPCA, onde aplica princípios Agile e Project Based Learning no leccionamento de Sistemas Digitais, Programação de Micro-controladores, e Sistemas Embebidos em Tempo Real.

Parcerias:


Não perca esta oportunidade, inscreva-se já!

Leia o descritivo completo do Scrum Master, aqui:

Somos uma entidade com a formação homologada pelo IEFP desde de 2009 e somos certificados pela DGERT.

DGERT-1024×602-15b602d3739165-278×130

Sobre os formadores

0 (0 classificações)

2 Cursos

0 alunos

0 (0 classificações)

3 Cursos

1 alunos

79,00 

Etiquetas

Público-alvo

  • Scrum Masters e gestores de projectos em transição para metodologia ágil
Fechar Carrinho
Back to top