Todos nós já passamos por aquela fase de criança que tantas saudades deixa e sabemos que, por vezes, é complicado chamar a atenção ou saber motivar os mais novos.
Nasce assim esta Formação de especialização Recursos Criativos no ensino aos mais novos, respostas para a aprendizagem 4.0. Esta experiência surge para dar resposta a algumas das necessidades dos profissionais em dotarem os seus alunos das competências, habilidades, atitudes e valores previstas no Projeto “Educação 2030” proposto pela OCDE.
Num contexto em que as “soft skills” são consideradas muito importantes no processo de aprendizagem, a criatividade assume um papel de topo na promoção da motivação e dinâmica de aprendizagens que mais facilmente provocam emoções nos nossos alunos, podendo estes, desta forma, adquirir mais competências para o seu futuro.
É imperativo adicionar sal às nossas aulas. Com esta partilha de conhecimentos e vivências vamos com certeza potenciar o crescimento das crianças de hoje, adultos do amanhã.
Esta experiência irá assim abrir horizontes, moldar mindset e permite a criação e programação de recursos e atividades diferenciadoras e envolventes.
Destinatários: Professores, Educadores de Infância e Animadores
Objetivos:A formação visa promover a aquisição, atualização e aperfeiçoamento de competências a pôr em prática nas aulas lecionadas aos mais novos, seja em ambiente presencial, B-learning ou E-learning.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 – Aprendizagem hoje e amanhã
Módulo 2 – A Sala de aula
Módulo 3 – Criatividade na Sala de Aula
Módulo 4 – Recursos Digitais
Módulo 5 – Recursos não digitais
Módulo 6 – Planeamento de Sessão Criativa
Cada formando deverá criar três planos de aula criativos, incluindo rotinas, para regime presencial, B-learning ou E-learning, para aulas com a duração de 30 a 45 minutos, recorrendo à utilização de pelo menos um recurso digital e um recurso não digital. Estes recursos podem ser ou não os já apresentados nos módulos anteriores.
Duração total: 40 horas
Todos os módulos serão realizados em formato E-learning, com sessões síncronas, assíncronas e auto-estudo, da seguinte forma: 10h síncronas; 10h assíncronas; 20h auto-estudo.
Esta formação será apoiada pela tutoria ativa e contínua, bem como pela leitura de documentos, visualização de vídeos, podcasts, participação em fóruns de discussão, realização de testes e projeto final.
Haverá vários momentos de avaliação, no final de cada módulo, e a apresentação do projeto final.
DATAS – 26 Fevereiro
Consulte o cronograma AQUI
Facilitadora
Cristina Tavares
Formada em Tradução pela Universidade Autónoma de Lisboa e com o CAE (Certificate in Advanced English). Atualmente, Cristina, é professora de inglês do 1º ciclo do ensino básico e faz parte dos quadros do Município de Tábua como Técnica superior de língua inglesa.
2 Cursos
0 alunos