0(0)

Atelier: A canção como recurso pedagógico

Sobre o curso

Utilize as canções no contexto educativo, ajude as suas crianças a brincar com o corpo e a voz!

Descrição

Todas as crianças gostam de música, e a música tem um grande poder educativo. Em primeiro lugar está a voz, o nosso primeiro instrumento e, como tal, o repertório vocal é fundamental para o desenvolvimento musical da criança. É por isso muito importante que as crianças aprendam a cantar bem desde cedo.

Para Edgar Willems (1950) pedagogo musical “o canto desempenha o papel mais importante na educação musical dos principiantes”. As canções constituem o que denominou de uma atividade sintética: agregando em torno da melodia, o ritmo e a harmonia subentendida.

Esta formação é relevante para Educadores, Animadores e Professores de música e visa proporcionar ferramentas facilitadoras no processo educativo com a utilização da canção.

A canção constitui um recurso pedagógico que pode favorecer a criança à socialização, ao desenvolvimento físico, mental, linguístico, emocional, social e de valores culturais.

“Atelier: A canção como recurso pedagógico” é uma formação que tem como principal objectivo o reconhecimento e a utilização das canções no contexto educativo e tenciona dotar o formando de meios que o ajudem a educar brincando com o corpo e a voz, explorando e criando sugestões didácticas que lhe permitam desenvolver estratégias pedagógicas adequadas aos grupos de trabalho.

Destinatários – Educadores de infância, professores de 1o ciclo, professores de expressão musical, animadores socioculturais.

Objetivos da formação 

Ao finalizar a formação os formandos devem ser capazes de reconhecer a canção e sua utilização e potencialidade como ferramenta no processo educativo, facilitando a tarefa do educador e do animador e tornando a aprendizagem mais acessível aos seus formandos.

Estrutura Modular

Módulo 1 – A canção como recurso pedagógico
A canção como recurso pedagógico

Módulo 2 – A matemática do ritmo, a linguagem cantada e a geometria da canção
A matemática do Ritmo: palavras rimadas, sequencias e jogos rítmicos.
– A linguagem cantada: melodia entoada

Módulo 3 – Improvisação e ambiente sonoro: desconstruindo uma ideia
Improvisação rítmica e melódica a partir uma base.
O ambiente sonoro, recursos vários
A geometria da canção: a organização da forma

Módulo 4 – Construção criativa
– Utilização de multimédia no ensino: O musicograma e os aplicativos de gravação

Duração total: 40 horas (12 horas síncronas; 8 horas assíncronas; 20 horas projeto final)

Todos os módulos serão realizados em formato E-learning, com sessões síncronas, assíncronas e auto-estudo, da seguinte forma: 12 horas síncronas; 8 horas assíncronas; 20 horas projeto final.

Esta formação será apoiada pela tutoria ativa e contínua, bem como pela leitura de documentos, visualização de vídeos, podcasts, participação em fóruns de discussão, realização de testes e projeto final – Criação e gravação de uma canção aplicando todos os elementos construídos ao longo dos módulos.

Durante cada formação os formandos irão realizar e apresentar breves trabalhos relacionados com cada uma das sessões. No final irão entregar o projeto final – Criação e gravação de uma canção aplicando todos os elementos construídos ao longo dos módulos.

Haverá vários momentos de avaliação, no final de cada módulo, e a apresentação do projeto final. 

DATAS – A formação tem início 25 de Fevereiro e finaliza 25 de Março.
As sessões síncronas tem início as 18:30 h e finalizam as 20h ou 20:30h (conforme cronograma)
CONSULTE AQUI 

Facilitadora

Laura Diaz

Professora de música, graduada do Conservatório de Música como professora de Flauta transversal no ano 1991. Começou a leccionar aulas de Flauta de bisel e transversal no Colégio Polivalente de Arte em Buenos Aires, Argentina durante os anos 1989 e 1999 onde participou anualmente na montagem e realização de um espectáculo artístico musical com os alunos do estabelecimento e tendo como público alvo os educandos de outros Colégios. Realizou desde sua graduação trabalhos de voluntariado em ensino de música, instrumentos como guitarra, flauta e piano em diversas instituições e igrejas, como também dentro do marco de desenvolvimento e voluntariado trabalhou durante dois anos em Africa, Guiné Bissau.

Leccionou aulas no projecto das AEC’s em Lisboa no ano 2007 e até o 2010 e também foi directora de uma Instituição privada de ensino de música: Instituto Canzion Lisboa, onde realizou inúmeros eventos, concertos e apresentações coordenando a organização e execução dos mesmos. No 2015 leccionou aulas de piano na empresa Foco Musical e desde Abril de 2016 faz parte do projeto de música e dança para crianças: BebéArte/Compasso.

Não perca esta oportunidade, inscreva-se já!

 

 

Somos uma entidade com a formação certificada pela DGERT.

DGERT-1024×602-15b602d3739165-278×130

About the instructor

CCO da PsicoSoma, editora e centro de formação. CCO da ICN Agency, agência de neuromarketing. CCO da expertMind, plataforma de LMS internacional. Professor no Instituto Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação de Viseu,
0 (0 classificações)

17 Cursos

5 alunos

79,00 

Materiais incluídos

  • Acesso ao Moodle PsicoSoma
  • Apresentações Digitais
  • Matrizes e Planos de Atividades
  • Artigos científicos
  • E muito mais...

Requisitos

  • Computador capaz de suportar elementos de comunicação como o Zoom / Meet.
  • Computador com ligação WebCam e Sistema de Som operacional.
  • Acesso à Internet.

Público-alvo

  • Educadores de infância
  • Professores de 1º ciclo
  • Professores de expressão musical
  • Animadores socioculturais.
Fechar Carrinho
Back to top