Scrum Master

Scrum Master

Scrum Master 1080 1080 Estagio ESEV

Desenvolvimento do plano de competências para Scrum Masters

As metodologias ágeis são uma tendência crescente. Tendo começado no início do século a serem utilizadas no desenvolvimento de software, hoje são utilizadas em diversas organizações, na gestão dos mais diversos tipos de projectos.

A estrutura ágil mais conhecida e utilizada é a Scrum framework. O Scrum permite que equipas auto-organizadas se concentrem em fornecer o maior valor comercial no menor tempo possível, utilizando processos de desenvolvimento iterativos e empíricos. O objectivo é desenvolver rapidamente, inspecionar repetidamente o producto ou serviço, e adaptar às necessidades do cliente e/ou mercado.

O Scrum Master é responsável por promover e apoiar o Scrum, ajudando todos na organização a entender a teoria, práticas, regras e valores do Scrum. O Scrum Master é um servant leader da equipa Scrum, e ajuda as pessoas de fora da equipa Scrum a entender quais as interações com a equipa Scrum que são úteis e quais não são.

Em muitas organizações o papel do Scrum Master ainda não é totalmente compreendido, isto porque, no geral o seu Background está relacionado com a gestão de projectos.  No entanto para se ser um Scrum Master DE SUCESSO é preciso desenvolver competências diferentes das que são necessárias para se ser um gestor de projecto de TOPO. Enquanto que o gestor de projecto faz a gestão de recursos e tarefas para atingir um objectivo pré-definido, o Scrum Master tem que saber utilizar diversos “chapeus” na facilitação de eventos e processos de aprendizagem, no desenvolvimento dos membros da equipa (coach), na resolução de conflictos, na remoção de obstáculos, e na influência que exerce sobre toda a organização.

Assim, esta formação pretende ser diferenciadora, focando principalmente na criação de um plano
individual de desenvolvimento de competências (incluidno saber-estar), tendo em conta as
competências essenciais para se ser um Scrum Master de TOPO, e também os talentos naturais de
cada participante (utilizando princípios de strengths-based-coaching).

Destinatários: O Desenvolvimento do plano de competências para Scrum Masters, é um curso de especialização destinado a todos os Scrum Masters e gestores de projectos em transição para metodologia ágil.

Objetivos: Esta formação tem como objectivo geral o desenvolvimento de um plano individual de
desenvolvimento de competências de um Scrum Master de sucesso.

Estrutura Modular:

Módulo 1- Imersão ao tema (1 hora)

Módulo 2- Responsabilidades do Scrum Master (3 horas)

Módulo 3- As Competências Chave do Scrum Master (3 horas)

Módulo 4- Identificação de talentos naturais (4 horas)

Módulo 5- O Scrum Master como Servant Leader (4 horas)

Módulo 6- O Scrum Master como Coach (4 horas)

Módulo 7- O Scrum Master como Formador (4 horas)

Módulo 8- O Scrum Master como Facilitador (4 horas); O Scrum Master como Agente de Mudança (4 horas)

Módulo 9- O Scrum Master como Problem Solver (4 horas)

Módulo 10- O Plano de Desenvolvimento de Competências (5 horas)

Duração total: 40 horas

Todos os módulos serão divididos por sessões síncronas e assíncronas, com recurso a plataformas colaborativas  ZOOM e Moodle!

INÍCIO em SETEMBRO (data por definir)

Corpo Docente:

Trainer/leccionador; Marco Martins- Formado em Engenharia Eletrónica Industrial (Universidade do Minho), e Tecnologia Robótica (Cranfield University), tem um extensa experiência de trabalho em organizações de classe mundial, liderando equipas e projetos internacionais de inovação, do conceito à entrega final, nas áreas de electrónica automóvel (Chassis Eletronics, Powertrain Electronics, HMI), sistemas embebidos, semicondutores, sistemas de tecnologia educacional, e-Learning, Learning Management Systems e universidades corporativas virtuais.

Ao longo dos anos, desenvolveu e aplicou, com sucesso, princípios Agile na gestão de projectos e de equipas, quer no desenvolvimento de produtos, quer no desenvolvimento de serviços. Liderou diversas equipas como Agile Coach e Scrum Master. Também exerceu funções como Scrum Product Owner.

Possui certificações em coaching (International Coaching Community), Scrum (Scrum Master, Scrum Product Owner, e Agile Leadership), e formação (CCP). É Assistente Convidado no IPCA, onde aplica princípios Agile e Project Based Learning no leccionamento de Sistemas Digitais, Programação de Micro-controladores, e Sistemas Embebidos em Tempo Real.

Parcerias:


Não perca esta oportunidade, inscreva-se já!

Leia o descritivo completo do Scrum Master, aqui:

Somos uma entidade com a formação homologada pelo IEFP desde de 2009 e somos certificados pela DGERT.

DGERT-1024×602-15b602d3739165-278×130

Fechar Carrinho
Back to top