restaurante/bar

Língua inglesa – serviço de restaurante/bar – Gratuito (UFCD)

Língua inglesa – serviço de restaurante/bar – Gratuito (UFCD) 1080 1080 Julien Diogo

Sabia que a língua inglesa possui 360 milhões de falantes nativos e aproximadamente 500 milhões de pessoas que falam o idioma como segunda língua?

Esta formação, de participação Gratuita, visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de vocabulário da língua inglesa para profissionais que em qualquer momento podem colocar em prática esses conhecimentos no atendimento.

A arte de bem receber passa também pela aquisição e aplicação da língua inglesa para os largos milhares de turistas que visitam a nossa região, e usufruem dos espaços de restauração e bar.

Língua inglesa – serviço de restaurante/bar

Destinatários

  • Empregados por conta de outrem ou por conta própria, com o 12º ano ou superior.
  • Desempregados com o 9º ano ou superior e, simultaneamente, com menos de 12 meses de desemprego, inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional.
  • São elegíveis formandos residentes em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II do Norte e Centro.
  • Sublinha-se que nas ações não são, em caso algum, aceites formandos residentes em concelhos abrangidos pelas regiões NUTS II de Lisboa, Algarve e Ilhas (critérios de candidatura PT2020).
  • Não ter participado e finalizado o processo na UFCD em questão (fator de exclusão)

Objetivos da formação 

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que permitam:

  • Interpretar e produzir textos de diferentes matrizes discursivas em inglês, a nível do utilizador elementar, adequando-os às diversas situações comunicativas próprias do serviço de restaurante/bar.
  • Interagir e comunicar em inglês, a nível do utilizador elementar.

Benefícios aos Formandos

  • Subsídio de refeição no valor de 4,77€ por cada sessão para todos os formandos;
  • Bolsa de formação no valor de 84,50 €, unicamente para os desempregados (23 anos ou mais);
  • Subsídio de Transporte: até 64,34€;
  • Acesso ao Google Classroom e conteúdos de suporte à formação;
  • Certificado de Formação Profissional emitido via SIGO.

Estrutura Modular da Formação

1ª Estação – Funcionamento básico da Língua Inglesa 

  • Funcionamento da língua inglesa
  • Regras gramaticais de sintaxe e semântica
  • Unidades significativas: parágrafos, períodos, tipos de fase, estrutura frásica
  • Adequação discursiva

2ª Estação – Funções da linguagem

  • Comparar e contrastar
  • Ouvir e exprimir opiniões
  • Sugerir
  • Descrever
  • Perguntar e exprimir preferências
  • Aconselhar
  • Apresentar
  • Pedir autorização
  • Descrição e identificação

3ª Estação – Vocabulário técnico dos serviços de restaurante/bar

  • Atendimento ao cliente, consulta de documentação técnica;
  • Planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar;
  • Execução dos diferentes serviços de restaurante/bar;
  • Equipamentos e utensílios;
  • Prestação dos primeiros socorros e aplicação de técnicas básicas de emergência;
  • Despedida e resolução de reclamações.

4ª Estação – Simulações de Discurso e Escrita 

  • Preparação de Caso de Atendimento
  • Simulações entre formandos de casos específicos de atendimento  

Duração total
CARGA HORÁRIA: 25 horas
PONTOS DE CRÉDITO: 2.25
CÓDIGO DA UFCD: 8261
ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 341 – Comércio

  • 25horas sessões presenciais em Viseu.
  • Turmas em Horário Pós-Laboral

Todos os módulos serão realizados em formato presencial.

Esta formação será apoiada pela tutoria ativa e contínua via Google Classroom (complementar), bem como pela leitura de documentos, visualização de vídeos, podcasts, participação em fóruns de discussão, realização de testes e um projeto de grupo sobre atendimento. 

Cronograma e Datas
EM BREVE

Documentação primária necessária

Essa documentação será solicitada após a sua inscrição:
– Certificado de Habilitações;
– Cópia do Cartão de Cidadão;
– Contrato de trabalho e último recibo de vencimento (empregados);
– Declaração do IEFP (desempregados);
– IBAN – declaração válida do banco.

Avaliação da formação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados no primeiro dia do curso.
  • O certificado será disponibilizado, em formato digital, num prazo máximo de 30 dias úteis, após a data de término do curso.

A formação encontra-se articulada em parceria com o
Instituto Formação Países de Língua Oficial Portuguesa

A PsicoSoma é uma entidade com a formação certificada pela DGERT.

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