: INÍCIO a 25 de JANEIRO 2021 :
: Horário Laboral :
: Novos Conteúdos e Recursos abordados :
Ser professor(a) ou formador(a) à distância requer o domínio de outras aptidões e conhecimentos, para manter o grupo interessado, por forma promover a correta aquisição de conhecimentos, assim como a transição de módulos presenciais para a distância.
Esta formação visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática da formação profissional em ambiente digital, nomeadamente:
- Acesso a conhecimentos da dinâmica da Aprendizagem 4.0
- Identificação e exploração de recursos digitais e metodologias
- Desenvolvimento de conteúdos e competências de planeamento do processo Ensino-Aprendizagem 4.0.
- Configuração de disciplina/curso no Moodle ou Google Classroom
Formato E-Learning 100%
- 10 Sessão Síncrona
- 10h Sessão Assíncrona
- 20h Auto-Estudo
- Atividades a desenvolver: 2 Exercícios e 1 Projeto Final de Ensino à distância.
O presente curso tem a certificação emitida em SIGO, pelo que será considerada como formação profissional certificada para todos os legais efeitos.
Mais que um certificado, na PsicoSoma focamos a nossa atenção na aprendizagem eficaz e em tornar cada formando, um FORMADOR/PROFESSOR de TOPO. Esse é o nosso desafio… esperamos que todos aceitem esta dedicação a este desafio!
Novo Programa para a 13ª Edição
Estação 1 – Aprendizagem 4.0 – Emoções, Competências e Tecnologias
- A dinâmica do Novo Paradigma 4.0 – a Humanização do Digital
- E-Learning, Blended Learning, Mobile Learning, New Learning e Rapid Learning
- Desafios e avanços na formação em ambiente digital
Estação 2 – Tendências de Comportamento em ambiente digital
- Como se comportam os alunos/formandos em ambiente digital
- Como conhecer melhor o aluno/formando à distância (dinâmicas)
- O que esperam todos do Professor/Formador neste ambiente?
- Quais as competências do Futuro para o eProfessor/eFormador?
Estação 3 – A Aprendizagem Digital: Recursos e Dinâmicas
- O Modelo Pedagógico 4.0 e a Jornada do Aluno/Formando
- Como auxiliar o formando/aluno a aprender de forma mais eficaz
- A Taxonomia de Bloom e suas etapas no ambiente digital
- Recursos e Dinâmicas a utilizar no ambiente digital
Estação 4 – Conceção de Conteúdos, Apresentações e Posturas de Comunicação
- Como comunicar no ambiente digital: integrar a Neurociência e a Economia Comportamental
- Criar apresentações envolventes: Canva / Slide Google
- Criar Vídeos e Tutoriais: Prezi e Loom
- Criar Podcast
Estação 5 – Recursos Didáticos e Jogos Colaborativos
- Recursos Nativos do Moodle e do Google Classroom
- Recursos Colaborativos: Miró, Mindmeister e Padlet
- Jogos à distância: Mentimeter, Wordlwall, Quizizz
Estação 6 – O Modelo Pedagógico 4.0 e as Plataformas Colaborativas
- Alinhamento e preocupações pedagógicas do Google Classroom/Moodle
- Configurações e funções da plataforma Google Classroom/Moodle
- Os recursos nativos do Google Classroom/Moodle: partilha, colaboração e avaliação
Estação 7 – Desenho, Planeamento e Gestão de Sessões à distância
- Operacionalização de Objetivos
- Métodos e Técnicas Pedagógicas a utilizar
- Como avaliar: Conhecimentos, Aptidões e Atitudes
- Integrar o plano no ambiente digital
- Gestão de projetos formativos (Trello)
Estação 8 – Apresentação do Projeto de Sessão à distância
- Criação de um projeto de sessão para formação à distância
- Planeamento, indicadores e avaliações (Fases da conceção de uma sessão em e-Learning)
- Apresentação do Projeto de Sessão
Veja as DATAS da formação AQUI
Conheça melhor o curso AQUI