Canal PSICOSOMA
-
Formação de Formadores 2011
-
Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica Catarina Rios
"Uma resposta à escassez de programas de
estimulação da consciência fonológica tão
frequentemente alterada nas perturbações
da leitura e da escrita como no caso das
dislexias."
Um programa de exercícios criteriosamente
delineado
1 - Consciência da Palavra
2 - Consciência Silábica
3 - Consciência Intrasilábica
4 - Consciência Fonémica
A realização diária de exercícios com estruturas similares mas com conteúdos distintos, organizados de acordo com a dificuldade da tarefa e com a dificuldades da propriedade linguística a estimular, ajudam à indução, à instalação, à consolidação e à automatização de um processamento (meta)fonológico mais eficiente.
Uma obra da autora Catarina Rios com cunho de profissionalismo e cientificidade da Editora PsicoSoma. -
Não quero ir à escola...tenho medo! Ana Gomes
Este Guia ajuda a compreender alguns comportamentos da criança para com a escola desde a pré-escola ao 1º ciclo, particularmente aqueles que possam estar associados a um comportamento de evitamento ou inibição perante o espaço escolar. A escola assume-se como uma espécie de segunda casa da criança, pois é aí que ela passa a maior parte do seu dia, as pessoas com quem aí interage assumem extrema importância no seu mundo relacional e no seu funcionamento emocional em particular. O bem-estar emocional ou mal-estar vivenciado pela criança e que possa ter sido originado pelo habitat escolar, tem um peso extremamente significativo no funcionamento psicológico e emocional da mesma repercutindo-se na qualidade de vida e no seu desenvolvimento escolar futuro.
A criança simplesmente pode não querer ir para a escola porque tem medo, esse espaço suscita-lhe mal-estar e ansiedade, tal não pode ser negado nem desvalorizado. Convém que os pais, professores, educadores, familiares percebam que este comportamento deve ser avaliado e analisado, pois se por um lado, pode ser transitório assumindo-se como uma fase de adaptação, por outro, também pode relacionar-se com questões a ter em consideração, podendo estas (se não forem trabalhadas) assumirem alguma gravidade no desenvolvimento escolar e psicológico saudável. Na base deste medo podemos encontrar problemas na relação com os educadores, professor (a), colegas, dificuldades de desempenho escolar, angústia de separação da criança aos pais, bullying (...).
Encontramos aqui algumas ideias práticas e fáceis que podem ajudar os pais, professores, psicólogos, técnicos da área da educação a compreender o significado do medo da escola por parte das crianças, tal como ajuda-las a ultrapassar esse medo e mal-estar associado.
Mais informações em www.psicosoma.pt -
PROGRAMA DE ESCRITA CRIATIVA PARA SOBREDOTADOS Manuela Silva
E quando um aluno sobredotado tem de integrar um sistema de ensino que não foi pensado para si nem para as suas necessidades?
Saiba mais em:
https://psicosoma.pt/editora/programa...
Nesta obra encontra:
- I PARTE: quadro conceptual – Conceito de sobredotação, Características do aluno sobredotado, Inclusão e Promoção da Criatividade na Sala de Aula
- II PARTE: Programa de Escrita Criativa: Cadernos de Atividades (também podem ser trabalhadas no aluno normativo)
O livro aborda temas como:
– Mitos e realidades em relação à criança sobredotada
– Sinais de Alerta
– Identificação e Avaliação do Aluno sobredotado
– Inclusão do Aluno sobredotado na Escola
– Escrita criativa e Desenvolvimento cognitivo… -
Psicomotricidade Jogos Facilitadores de Aprendizagem com Alcinda Almeida
Como é que nos desenvolvemos? Como é que aprendemos? Porque é que o corpo assume tão grande importância nas aprendizagens? Porque é que as crianças têm necessidade de movimento? Porque é que as crianças pequenas brincam com brinquedos maiores e as mais velhas conseguem traçar letras pequenas? Como podem surgir as dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita?
Estas são algumas perguntas que se nos podem colocar quando refletimos sobre a forma como uma criança se desenvolve e aprende e sobre a forma como podemos ajudá-la nesse processo, antecipando e evitando dificuldades. Tentaremos responder a estas e outras questões, mas, também pretendemso sugerir alguns jogos e atividades lúdicas que facilitem a ação dos adultos que intervêm nos processos de aprendizagem das crianças em idade de jardim de infância, bem como nos primeiros anos da escolaridade, momento fulcral para aprendizagem da leitura e da escrita. -
Aprendizagem da Leitura Anabela da Cruz Carvalho
APRENDIZAGEM DA LEITURA
LER é uma competência fundamental que condiciona, muitas, vezes um conjunto alargado de outras aprendizagens.
APRENDIZAGEM DA LEITURA: processos cognitivos, avaliação e intervenção é um livro que cumpre um desígnio: CONHECER E AGIR
Nesta obra encontra:
- I PARTE: quadro conceptual – Leitura, Aprendizagem, Dificuldades, Avaliação
- II PARTE: Projeto de investigação – Teste de Avaliação da Precisão e Fluência de Leitura “O REI”
- III PARTE: Estratégias de Intervenção – Precisão e Fluência
Sem dúvida uma ferramenta essencial aos educadores em geral (professores, técnicos e pais). Da autoria de Anabela da Cruz Carvalho, uma referência nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento e Educação Especial.
Uma obra da autora Anabela da Cruz Carvalho com cunho de profissionalismo e cientificidade da Editora PsicoSoma. -
Porque o Marketing é Sexy e Inteligente Julien Diogo
Porque o Marketing é Sexy e Inteligente - Julien Diogo
Julien Diogo é um dos autores da obra "Porque é que o Marketing é Sexy e Inteligente?" e descreve-nos o conceito de city marketing, os desafios das cidades e como estas podem ser sexy e inteligentes.
Todos os direitos reservados
PsicoSoma 2013
All sound credits to "Jamie Cullum - You´re not the only one" -
O Mundo da Formação PsicoSoma
A nossa oferta formativa assenta em experiências desenhadas à medida.
Formações nas áreas da Educação, Psicologia, Gerontologia, ou ainda Consumo, constituindo processos formativos marcados pelo dinamismo, troca de experiência e conhecimento!
Métodos e Recursos à luz das novas tendências e das competências desejadas pelo mercado! -
Formação Pedagógica Inicial de Formadores Blearning
Precisa de tirar o curso que atribui o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP – Antigo CAP) com homologação pelo IEFP?
Então está no local certo… Connosco não vai tirar apenas o CCP…
Vai ter uma experiência única rumo à Formação de Formadores!
Muito mais do que um certificado, nós proporcionamos uma formação repleta de inovação e criatividade, capacitando verdadeiros FACILITADORES de TOPO!
Todos nós temos potencial para ser um Facilitador de TOPO e nós exploramos esse seu lado da EXCELÊNCIA da melhor forma!
Participe num processo formativo marcado pelo dinamismo, troca de experiência e conhecimento! Uma experiência na qual o storytelling é uma constante, através da nossa Liga dos Formadores de TOPO, desenhamos uma experiência que potencializa as mais diversas competências de cada um. Como na Liga Fantástica, cada super-herói tem uma vantagem, também os nossos Formadores de TOPO são treinados para ser os melhores!
Um curso em regime B-Learning num total 90h com apenas 29h presenciais dedicadas a treinar e aprender o que de facto é importante. Depois terá 4h de sessões de E-Learning para que aprenda a trabalhar com plataformas colaborativas e ainda 57h de conteúdos únicos e exercícios para fazer ao seu ritmo.
Perceba na nossa abordagem porque somos diferentes e porque é que garantimos sucesso aos nossos FORMADORES de TOPO!
Somos uma entidade com a formação homologada pelo IEFP desde de 2009 e somos certificados pela DGERT. Quer começar esta Experiência? Inscreva-se hoje…
A PsicoSoma é uma marca registada com o nº 435074 em território nacional e na Colômbia, é uma entidade formadora acreditada pela DGERT, tem a sua Formação Pedagógica Inicial de Formadores à distância homologada pelo IEFP (segundo Novo Referencial 2012).